
Discreto e fácil de instalar, ele permite saber em tempo real o valor de glicose sem precisar das lancetas e das múltiplas picadas nos dedos. Saiba como o uso prolongado do FreeStyle Libre pode melhorar o controle glicêmico, além de reduzir episódios de hipoglicemia, de cetoacidose diabética e de outras complicações.
Para você paciente, preparamos um conteúdo exclusivo, clique aqui para acessá-lo.
Receber o diagnóstico de diabetes pode ser assustador, principalmente para aqueles que temem agulhas e não querem enfrentar múltiplas picadas nos dedos. Saber que existe uma solução tecnológica capaz de ajudar no monitoramento da glicose sem precisar das lancetas pode mudar a vida do paciente. E esse é somente um dos benefícios do sensor de glicose FreeStyle Libre!
Discreto, fácil de instalar e com resultados precisos, o FreeStyle Libre permite, através de um simples escaneamento com o leitor ou com o aplicativo FreeStyle LibreLink, o conhecimento imediato do valor da glicose. Mas os benefícios do sensor não param por aí.
O estudo RELIEF demonstrou que o uso do sensor FreeStyle Libre melhora expressivamente o controle glicêmico. O estudo incluiu mais de 70 mil pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, que faziam uso contínuo desse sensor1.
O resultado foi uma redução significativa no número de episódios agudos de hipoglicemia, bem como uma diminuição nas hospitalizações causadas por cetoacidose diabética. Leia mais sobre as causas e os sintomas da cetoacidose diabética aqui. Dois anos após o início do uso do FreeStyle Libre, as hospitalizações por cetoacidose foram reduzidas em 49% e 48% em pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, respectivamente.
O controle glicêmico inadequado e as constantes variações glicêmicas estão envolvidos com as complicações do diabetes que colocam em risco o bem-estar do paciente e até mesmo sua vida. Aliar a tecnologia do sensor ao tratamento tem se mostrado uma estratégia importante para evitar tanto as hipoglicemias menos graves quanto os quadros mais sérios.
Outro ponto a favor do FreeStyle Libre é o efeito terapêutico de uma rotina livre do estresse de fazer vários testes com furos nos dedos. Médicos relatam que é comum os pacientes experimentarem uma sensação de mais qualidade de vida. Um exemplo pode ser visto na aula do Módulo 2 do CGM Masters na qual dois endocrinologistas discutem casos clínicos, demonstrando a importância do uso do sensor na prevenção de complicações agudas2.
Em nota técnica emitida em agosto de 2022, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda como política pública o uso do FreeStyle Libre para pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 e histórico de hipoglicemias graves ou noturnas repetidas3.
Por isso, é importante que médicos e profissionais de saúde apresentem essa tecnologia para seus pacientes para que possam desfrutar de um melhor controle glicêmico e mais qualidade de vida com o auxílio do sensor de glicose FreeStyle Libre.
Referências bibliográficas
1. Riveline J-P, Roussel R, Vicaut E, Pouvourville G, Detournay B, Emery C, et al. Reduced Rate of Acute Diabetes Events with Flash Glucose Monitoring Is Sustained for 2 Years After Initiation: Extended Outcomes from the RELIEF Study. Diabetes Technol Ther. 2022;24(9):611-8.
2. Diabetes no Alvo. [acesso em maio de 2023]. Disponível em: https://www.diabetesnoalvo.com.br/cgm-masters-m2-2022/.
3. Diabetes no Alvo. Nota técnica monitorização contínua da glicose com o sistema FreeStyle Libre®. [acesso em maio de 2023]. Disponível em: https://www.diabetesnoalvo.com.br/nota-tecnica-monitorizacao-continua-da-glicose-com-o-sistema-freestyle-libre/.
ADC-76828.V1.0.Junho/2023