Por que inserir dados sobre refeições, atividade física e aplicação da insulina no LibreLink?

Com o uso do sensor de glicose e do FreeStyle LibreLink, é possível ter acesso a dados importantes para tomada de decisão mais assertiva.

Diabetes é uma doença crônica que afeta 537 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o Atlas do Diabetes, da Federação Internacional do Diabetes1. Ela ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar efetivamente a insulina produzida. O controle dos níveis de glicose é essencial para pessoas com diabetes, e o acompanhamento é feito por meio da monitorização frequente dos níveis de açúcar no sangue.

Para obter um bom controle glicêmico, é fundamental verificar a glicose antes das refeições, atividades físicas e aplicações de insulina. Com esses dados, é possível planejar melhor o tratamento e, assim, evitar hipoglicemias ou hiperglicemias.

O teste de glicose pode ser feito pela própria pessoa com diabetes de duas formas: usando a ponta de dedo e um glicosímetro ou o sensor de glicose FreeStyle Libre, que dispensa as múltiplas picadas na ponta do dedo2, além de tornar a monitorização mais confortável3.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) recomenda fazer o monitoramento da glicose nos seguintes momentos4:

  • Antes e 2 horas após o início das refeições: monitorar as refeições é importante porque os alimentos afetam diretamente o nível de açúcar no sangue. Ao registrar o que se come e a quantidade, é possível ter uma ideia mais precisa de como a alimentação afeta os níveis de glicose. Isso pode ajudar no planejamento das refeições e no ajuste adequado da dose de insulina.
  • Antes de dormir: para evitar quadros de hipoglicemia noturna, é preciso medir a glicose no sangue antes de ir para a cama;
  • Durante a madrugada: é importante monitorar a glicose pelo menos uma vez por mês, entre 3 e 4 horas da madrugada;
  • Antes das atividades físicas: os exercícios também afetam o nível de açúcar no sangue e, assim como as refeições, devem ser monitorados. A atividade física aumenta a sensibilidade à insulina e, consequentemente, a absorção de glicose pelas células, o que pode levar a uma redução dos níveis de açúcar no sangue. Monitorizar as atividades físicas ajuda a pessoa com diabetes a determinar o melhor momento para realizar exercícios e ajustar adequadamente a dose de insulina para que ela esteja no nível ideal.
  • Antes de aplicar insulina: saber o valor da glicose antes das refeições é essencial para aplicar a dose correta e evitar hipoglicemias ou hiperglicemias.
  • Em período de doenças: infecções e outras doenças podem dificultar o controle dos níveis de glicose, por isso, em situações adversas, é importante aumentar o monitoramento da glicose.

Controlando constantemente os níveis de glicose com a alimentação, atividades físicas e doses de insulina, os pacientes evitam complicações de saúde potencialmente graves e até internações hospitalares por cetoacidose.

Como inserir dados no aplicativo FreeStyle LibreLink e no leitor FreeStyle Libre?

A monitorização regular da glicose ajuda a identificar tendências e padrões nos níveis de açúcar no sangue, facilitando a determinação do plano de tratamento mais eficaz. As pessoas com diabetes devem verificar seus níveis de glicose de acordo com a orientação médica e, ao imputar os dados de suas atividades diárias, é possível ter um perfil mais completo de como o tratamento está funcionando5.

O sensor de glicose FreeStyle Libre mede os níveis de glicose intersticial 24 horas por dia sem a necessidade das rotineiras picadas na ponta do dedo feitas com o glicosímetro2. O escaneamento é rápido – apenas 1 segundo –, e os resultados ficam armazenados por até 14 dias. A cada leitura, a pessoa com diabetes recebe o resultado atual dos níveis de glicose, o histórico com as últimas 8 horas de glicose e uma seta, indicando a tendência de comportamento da glicose.

Além de todos esses benefícios, é possível inserir anotações sobre o tipo de insulina aplicada (de ação rápida ou lenta), o tipo de exercício praticado, a quantidade de carboidrato e a porção de alimento consumidas. Segundo o programa Pode Mais, disponível no canal de YouTube do FreeStyle Libre Brasil, quanto mais dados forem inseridos, mais individualizado será o tratamento do diabetes e maior será a adesão do paciente.

Para adicionar informações sobre alimentação, uso de insulina, exercícios físicos e outros, basta clicar na opção “Inserir anotações”, no menu “Minha Glicose”, no FreeStyle LibreLink.

Assista ao vídeo:

Com o uso do FreeStyle LibreLink, aplicativo gratuito, o paciente pode checar a glicose várias vezes por dia usando o smartphone e visualizar as variações nos níveis de glicose em gráficos amigáveis para, a partir de então, tomar medidas que refinam o controle do diabetes. Com o LibreView, outra grande vantagem: o usuário consegue compartilhar os dados a distância com o médico ou profissionais de saúde, e a plataforma gera relatórios com perspectivas do padrão de glicose para melhor análise e entendimento da sua variabilidade.

Imagem1

Fonte da imagem: https://www.freestyle.abbott/br-pt/plataformas-digitais-e-apps/freestylelibrelink-app.html  

Em resumo, monitorar a glicose antes das refeições, atividades físicas e aplicações de insulina é fundamental para pessoas com diabetes. Esses dados ajudam no planejamento do tratamento diário, nos ajustes das doses de insulina e na prevenção de complicações em longo prazo. Uma vida saudável com diabetes exige disciplina e a monitorização cuidadosa da glicemia.

Referências

1. International Diabetes Federation. IDF Diabetes Atlas. [acesso em maio de 2023]. Disponível em: https://diabetesatlas.org/

2. O teste de ponta de dedo é necessário se as leituras de glicose não coincidirem com os sintomas ou expectativas.

3. Haak, Thomas., et al. Flash glucose-sensing technology as a replacement for blood glucose monitoring for the management of insulin-treated type 2 diabetes: a multicenter, open-label randomized controlled trial. Diabetes Therapy 8.1 (2017): 55-73.

4. Sociedade Brasileira de Diabetes. Diretrizes Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. São Paulo: Clannad; 2019.

5. Automonitoramento / DIA LIBRE na íntegra / Programa PODE MAIS. FreeStyle Libre Brasil. [acesso em maio de 2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XxjEYoJwHoc

ADC-79382.V2.0.Jan/2024

Exclusivo para profissionais da saúde. A estrutura do sensor, FreeStyle Libre e marcas relacionadas são marcas da Abbott. Outras marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos. FreeStyle Libre Leitor - RMS ANVISA: 80146501903 | ANATEL: 4072-14-9992. FreeStyle Libre Sensor - RMS ANVISA: 80146502021. FreeStyle LibreLink - RMS ANVISA: 80146502168. LibreView e LibreLinkUp - RMS ANVISA: 80117580705. Produto cadastrado por EMERGO BRAZIL IMPORT IMPORTACAO E DISTRIBUICAO DE PRODUTOS MEDICOS HOSPITALARES LTDA. Abbott Center: 0800 703 0128

 

2024 © ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL.  PLATAFORMA DE CME. ADC-33354. V03. Maio/2023

DESENVOLVIDO POR CLANNAD EDITORA CIENTÍFICA.

top